top of page

Periféricos

Em 1983 a Apple lançou o lisa, computador pessoal com mouse, e também o primeiro com interface gráfica.  Entretanto o seu preço chegava a quase 10.000 (dez mil) dólares não chegando a cair as graças da população. Logo após a Microsoft lançou um mouse para pc’s de preço menor.
Mas só em 1984 que o mouse se popularizou, quando a Apple lançou o Macintosh,  com uma interface gráfica com ícones e comandos, facilitando o diálogo com o usuário. Fazendo com que o uso do mouse fosse essencial para criação de interfaces gráficas.
O mouse foi inventado por Douglas Engelbert, na Xerox Corporation, em 1963. Este primeiro mouse tem praticamente as mesmas funções que conhecemos hoje em dia. Entretanto, na época em que surgiu, o mouse não se mostrou tão prático, pois os computadores eram incapazes de processar muitos recursos gráficos e trabalhavam praticamente só com texto, logo, não havendo uma aplicação para a invenção de Douglas.
Periféricos são equipamentos que enviam ou recebem informações pro computador, logo qualquer aparelho que esteja ligado ao computador é definido como periférico. Cada periférico possui sua própria função, para isso precisamos saber cada tipo de periférico:
 
Periféricos de Entrada: São responsáveis por enviar informações ao computador
•          Mouse: através do mouse podemos clicar em ícones e atalhos na interface gráfica do computador.
•          Teclado: através do teclado podemos digitar textos e frases que serão direcionadas ao computador.
•          Webcam: utilizada para vídeo conferencia, tendo como papel capturar uma imagem estática ou em movimento.
 
Periféricos de Saída: são responsáveis por receber informações que foram enviada para o computador.
•          Monitor: através de um monitor podemos visualizar informações saindo do computador e entrando na tela.
•          Impressora:  serve para transformar um arquivo digital em um arquivo físico e palpável.

 

Periféricos de entrada e saída: servem para receber e enviar informações do usuário.
•          Monitor Touch: nosso dedo acaba agindo como entrada de informações, e no mesmo aparelho recebemos informações do computador.
bottom of page