
Transmissão via internet: on demand e streaming
ON DEMAND
Vídeo-on-demand é um sistema multimídia interativo que permite aos usuários selecionar um vídeo a partir de um banco de dados, e assisti-lo tendo, sobre ele, um controle semelhante ao que temos assistindo um DVD, ou seja: podemos pausar, adiantar ou retroceder o vídeo.
Vídeo-on-demand pode ser dividido em duas categorias, de acordo com o tipo de transmissão:
-
Centralizado
Um único servidor envia o vídeo para todos os clientes.
-
Não Centralizado
Não existe distinção entre servidor e cliente. Os próprios clientes participam ativamente do processo, enviando vídeos para outros clientes.
STREAMING
Streaming (fluxo de mídia) é uma forma de distribuição de dados, geralmente de multimídia. É utilizada para distribuir um conteúdo através da Internet. Em streaming, as informações não são armazenadas pelo usuário em seu próprio computador, a mídia é reproduzida à medida que chega ao usuário, dependendo da largura de banda seja suficiente para reproduzir os conteúdos, se não for o suficiente ocorrerá interrupções na reprodução do arquivo.
-
Exemplos de Serviços Streaming:
YouTube: é o pioneiro no serviço de streaming na internet. Desde sua criação, ele utiliza o Streaming On Demand, e também utiliza o Streaming Ao Vivo, ou seja, faz transmissões de eventos ao vivo.
NetFlix: é um serviço de streaming on demand, criado em 1997, onde, o assinante pode assistir, pausar e voltar a assistir a quantos filmes e séries quiser, quando e onde quiser.
Hulu: é um site gratuito de vídeo sob demanda que também oferece serviços de hospedagem de arquivos. é uma página web de vídeo online, onde os usuários podem escolher entre uma grande variedade de shows, videoclipes e filmes etc.